CULTURA DA MARCA E DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: PESQUISA ETNOGRÁFICA APLICADA EM PROJETOS DE DESIGN

Felipe Machado de Sousa, Gisele Baumgarten Rosumek, Richard Luiz Perassi de Sousa, Francisco Antonio Fialho

Resumo


Os projetos de Design desenvolvidos atualmente requerem
conhecimentos mais amplos sobre os usuários do que os oferecidos pelo
tradicional briefing. Portanto, os designers aproximaram-se de estudos e
práticas dos pesquisadores das áreas Humanas e Sociais, para desenvolver
metaprojetos que lhes permitam conhecer o contexto cultural dos usuários.
Entre os conhecimentos e os recursos atualmente adotados em Design,
destacam-se os conceitos e as práticas de Etnografia. Atualmente, além do
interesse comum pela cultura material, os designers se aproximam dos
antropólogos devido ao seu interesse por símbolos, crenças, ritos e práticas que
caracterizam a cultura dos usuários. Tudo isso é ainda mais interessante nos
projetos de produtos que atuam como “marca” ou símbolo de identificação, distinção e representação. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata-se neste artigo de apresentar e justificar a aplicação da pesquisa etnográfica emmetaprojetos de Design de marcas institucionais e comerciais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-0071

CHAMADA DE ARTIGOS

O Conselho Editorial da TRIADES em Revista - Transversalidades | Design | Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Design (PUC-RIO) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construido (UFJF) está recebendo artigos em fluxo contínuo.

Os artigos podem ser enviados através de cadastro no sistema 

Aceitamos trabalhos em forma de artigos, resenhas, revisões de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa, em português, inglês ou espanhol.

Neste link, você pode baixar o modelo para formatação em artigos.

Qualquer dúvida contacte-nos pelo e-mail: triadesrevista@gmail.com

Aguardamos seus artigos!