CULTURA DA MARCA E DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: PESQUISA ETNOGRÁFICA APLICADA EM PROJETOS DE DESIGN

  • Felipe Machado de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisele Baumgarten Rosumek Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antônio Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os projetos de Design desenvolvidos atualmente requerem conhecimentos mais amplos sobre os usuários do que os oferecidos pelo tradicional briefing. Portanto, os designers aproximaram-se de estudos e práticas dos pesquisadores das áreas Humanas e Sociais, para desenvolver metaprojetos que lhes permitam conhecer o contexto cultural dos usuários. Entre os conhecimentos e os recursos atualmente adotados em Design, destacam-se os conceitos e as práticas de Etnografia. Atualmente, além do interesse comum pela cultura material, os designers se aproximam dos antropólogos devido ao seu interesse por símbolos, crenças, ritos e práticas que caracterizam a cultura dos usuários. Tudo isso é ainda mais interessante nos projetos de produtos que atuam como “marca” ou símbolo de identificação, distinção e representação. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata- se neste artigo de apresentar e justificar a aplicação da pesquisa etnográfica em metaprojetos de Design de marcas institucionais e comerciais.

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Publicado
11-10-2018
Como Citar
de Souza, F. M., Rosumek, G. B., de Sousa, R. P. L., & Fialho, F. A. (2018). CULTURA DA MARCA E DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO: PESQUISA ETNOGRÁFICA APLICADA EM PROJETOS DE DESIGN. Revista Triades, 7(2). Recuperado de https://triades.emnuvens.com.br/triades/article/view/146
Seção
Artigos